Autoestima Poderosa | 7 Sinais

A autoestima é um conjunto de belezas internas que podem ser adicionadas e ampliadas no decorrer da vida. A posse de tais belezas cria uma estrutura emocional poderosa.

Quando nascemos somos um recipiente aberto as possibilidades, nisso cabe a alimentação saudável e manutenção da autoestima. Inicialmente precisamos ser amados por nossos pais, para que aos poucos reconheçamos esse amor em nós e com o tempo, busquemos por nós mesmo desenvolver o amor a si e potencializar essa percepção. Autoestima é como um termômetro que mede o quanto amor temos por nós mesmos. Claro que para amarmos alguém, precisamos enxergar belezas, virtudes, qualidades. E da mesmo forma para amar a si, você precisa enxergar tais belezas em si. Adicionar tais referencias é o trabalho da vida, cada vez que aprendemos algo, desenvolvemos uma nova habilidade, construímos algo novo, toda vez que conquistamos algo, que praticamos boa ações, toda vez que fazemos a diferença para o outro e para o mundo, que nos tornamos úteis desempenhando nosso papel, tudo isso serve de combustível para nossa autoestima e a fortalece mais e mais.

Compartilho agora com você 7 sinais que determinam uma autoestima poderosa, bem como seu desenvolvimento e potencialização.

|01| Gostar de ser quem você é

Autoestima é antes de tudo aceitar ser quem você é, este é o primeiro passo. Por certo você pode querer melhorar, evoluir, mas nesse momento você está onde está e é isso o que importa. Onde você estará amanhã é o seu próximo passo, mas aceitar onde está hoje te coloca consciente da sua condição atual ao mesmo tempo em que te faz raciocinar o que mais você deseja desenvolver ou melhorar. Aceitar quem você é pode ser comparado à estar conectado em uma fonte de energia, você recarrega suas baterias para que possa ter a força necessária para dar os próximos passos. Enquanto que não aceitar a si mesmo descarrega suas baterias e te mantém débil para seguir em frente. Portanto, comece por aceitar quem você é e logo prepare-se para tornar-se quem deseja ser, ou seja, uma versão melhorada de si mesmo.

|02| Reconhecer suas virtudes

Quando você possui belezas internas ou virtudes e não as reconhece, é como se não tivesse. Quando você não reconhece o que existe dentro de você, não cria conexão e com isso não traz o efeito potencial que tais virtudes poderiam ter para a sua autoestima. Essa é uma atitude extremamente importante, reconhecer tudo o que há dentro de si, valorizar tudo o que foi desenvolvido e construído a partir das suas atitudes e comportamentos.

|03| Sentir-se seguro frente aos novos desafios

Situações novas normalmente são desafiadoras, contudo, a verdade é que nada é tão novo assim. Você possui uma história, passou por inúmeras experiências, aprendeu, vivenciou emoções, sensações, conheceu pessoas, amou, foi amado, se decepcionou, se frustrou, foi feliz, perdeu, ganhou, enfrentou desafios, superou. A sua vida está repleta de vivências e experiências que se transformaram em inúmeras ferramentas mentais e que podem ser utilizadas em momentos futuros, que podem ser utilizadas para cada uma das situações novas que irá passar. 

É por conta disso que você pode sentir-se mais seguro, mais autoconfiante, pois na medida em que você olha para a sua história e identifica todo esse ferramental, sabe que mesmo passando por situações supostamente novas, não são completamente inéditas. A verdade é que nossas vivências e experiências novas, são em tese, uma constante repetição de tudo o que já vivemos. Você pode estar em um ambiente que nunca esteve, estar com pessoas que nunca esteve, passar por situações que nunca passou, e mesmo assim existe uma porcentagem desse novo que é antigo, são situações semelhantes vividas no passado. Isso te dá todas as possibilidades para enfrentar o novo com segurança e tranquilidade.

|04| Ter facilidade em dizer não

Todo aquele que é pai ou mãe sabe que dizer não ao filho em algumas situações é extremamente importante. O não cria limites, o não traz a sensação de finitude, o não cria escassez, o não determina o que é seu e o que é do outro, o não que você diz ao outro é por vezes o sim que diz a si mesmo. Aquele que não consegue dizer não ao outro, invariavelmente se coloca em lugares que não gostaria de estar e facilmente é manipulado. Dizer não determina que existe um espaço onde o eu pode existir sem a interferência do outro, e isso fortalece a sua autoestima. Mostra a si mesmo que se respeita, que se cuida, que se protege e tal demonstração é essencial para uma autoestima poderosa. 

❇️ Mentalidade Poderosa | Pacote com 9 sessões de Hipnose
Acesse o Pacote

|05| Assumir seus erros e ficar bem com isso

O erro faz parte do processo de aprendizagem e por vezes nos ensina mais do que os acertos. Em verdade, o ideal é que você não veja como um erro e sim como um resultado. Você passou por uma experiência e teve um resultado, que pode ser o que gostaria ou não, a partir disso, você pode manter sua estratégia ou mudar para ter um resultado diferente. Por outro lado, é importante assumir a responsabilidade pelos seus erros, tanto perante a si mesmo como perante o outro e saber que isso faz parte da evolução. Quando se coloca nesse lugar tem a possibilidade de estabelecer uma relação de confiança consigo mesmo e com o outro. Todavia, é preciso manter-se com a cabeça erguida e buscar formas de consertar o que saiu errado e evoluir no processo. Não tenha medo de mostrar suas vulnerabilidades, isso é sinal de força, de poder emocional, de autoestima poderosa.

|06| Sentir-se tranquilo em expor o que pensa

O que você pensa e sente constrói a sua personalidade, isso é o que você é. Quando você se preocupa demasiado com o que o outro, pensa sobre o que você deve ou não dizer, tenta o tempo todo se ajustar às diferentes realidades: isso te fragiliza de uma forma ruim. Você se torna volátil e facilmente manipulado, o que faz com que comece a ter dúvidas sobre quem você realmente é. Isso é corrosivo para a sua autoestima e fragiliza o seu emocional. Portanto, expor o que você pensa te fortalece, isso não quer dizer que você não possa mudar de opinião ou ser convencido de que pode pensar diferente, mas isso precisa partir de um racional que realmente faz sentido para você e que não é apenas uma questão de adaptar-se ao ambiente externo.

|07| Acreditar que é único e possui habilidades únicas

Não há concorrência em ser você, portanto, quando você assume esse lugar fica em paz em ser quem você é. Não importa quantas pessoas fazem o que você faz, o fato de ser você a fazer torna esse conteúdo, essa atividade, isso o torna único. E não é o caso que se achar superior ao outro, mas de ser diferente, de ser único a sua maneira. Pois a forma como você faz está contagiado pela sua história, pelas suas vivências e experiência, está contagiado por tudo o que te torna único e por isso é uma forma única de fazer. Acreditar nisso te coloca em vantagem, te mantem mais confiante, mais seguro, mais crente de que você é capaz de fazer e fazer bem feito, fazer a sua maneira como nenhum outro. Isso é poderoso, isso é autoestima sendo estruturada de uma forma consistente, sustentável e perpétua.

Importante: O autoconhecimento é fundamental para uma autoestima poderosa. Mantenha-se sempre ativo, estudando, conversando com a atualidade, conversando com todas as gerações, conversando com a tecnologia, conversando com tudo o que permeia a sua existência, isso te mantém sempre atualizado e em constante revisão sobre a sua forma de pensar, sentir e existir no mundo. A autoestima requer sempre de manutenção e você precisa estar sempre atendo para manter-se em constante evolução.


❇️ Autoestima Poderosa | Teste
Acesse o Teste

Para atendimentos com Dr. Odair Comin clique para acessar o WhatsApp

Odair Comin | Psicólogo e Hipnoterapeuta

|*| Clique na imagem ou escaneie o QR Code para conectar-se com as redes sociais | Odair Comin.